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Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização – Lato Sensu
MBA EM
CONTABILIDADE, CONSULTORIA
E GESTÃO
Brasília-DF, 14 de março de 2017.
Sumário
- Identificação da Instituição de Ensino Superior…………………………………………………….. 3
1.1. Nome da Instituição de Ensino Superior…………………………………………………………………………….. 3
1.2. Nome do Departamento…………………………………………………………………………………………………… 3
1.3. Nome do Curso………………………………………………………………………………………………………………. 3
1.4. Endereço da Instituição de Ensino Superior……………………………………………………………………….. 3
1.5. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ……………………………………………………………………… 3
- Identificação dos Responsáveis…………………………………………………………………………….. 3
2.1 Reitor/Diretor:………………………………………………………………………………………………………………… 3
2.2 Endereço:……………………………………………………………………………………………………………………… 3
2.3 CPF:…………………………………………………………………………………………………………………………….. 3
2.4 RG:………………………………………………………………………………………………………………………………. 3
- Identificação do Curso………………………………………………………………………………………. 3
3.1 Curso……………………………………………………………………………………………………………………………. 3
3.2 Área do Conhecimento……………………………………………………………………………………………………. 3
3.3 Unidade Responsável……………………………………………………………………………………………………… 4
3.4 Coordenador do curso…………………………………………………………………………………………………….. 4
3.5 Titulação do Coordenador……………………………………………………………………………………………….. 4
3.6 Período de Realização…………………………………………………………………………………………………….. 4
3.7 Carga Horária…………………………………………………………………………………………………………………. 4
3.8 Tipo……………………………………………………………………………………………………………………………… 4
3.9 Modalidade do Curso:…………………………………………………………………………………………………….. 4
3.10 Número de Vagas…………………………………………………………………………………………………………… 4
3.11 Horário das Aula e Aulas EAD:………………………………………………………………………………………….. 4
3.12 Público Alvo………………………………………………………………………………………………………………….. 5
3.13 Objetivo Geral………………………………………………………………………………………………………………… 5
3.14 Objetivos Específicos……………………………………………………………………………………………………… 5
3.15 Justificativa…………………………………………………………………………………………………………………… 5
- Estrutura e Funcionamento do Curso………………………………………………………………… 6
4.1 Quadro de Professores/Matriz Curricular………………………………………………………………………………. 6
4.2 Processo Seletivo…………………………………………………………………………………………………………… 8
4.3 Aula Magna……………………………………………………………………………………………………………………. 8
4.4 Critérios de Avaliação……………………………………………………………………………………………………… 8
4.5 Cronograma…………………………………………………………………………………………………………………… 9
4.6 Ementas e Referências Bibliográficas das Disciplinas…………………………………………………………. 13
4.7 Metodologia e de Ensino e Sistema de Avaliação das Disciplinas…………………………………………. 23
4.8 Dados Relativos ao Corpo Docente………………………………………………………………………………….. 23
4.9 Recursos……………………………………………………………………………………………………………………… 24
4.10 Aspectos Legais……………………………………………………………………………………………………………. 24
4.11 Trabalho de Conclusão de Recurso – TCC…………………………………………………………………………. 25
- Previsão Orçamentária…………………………………………………………………………………….. 25
5.1 Previsão de Despesas……………………………………………………………………………………………………. 25
- Anexos………………………………………………………………………………………………………………… 29
1. Identificação da Instituição de Ensino Superior
1.1. Nome da Instituição de Ensino Superior
Faculdade metropolitana de ciências e Tecnologia – FAMEC
1.2. Nome do Departamento
Ciências Contábeis
1.3. Nome do Curso
MBA em Contabilidade, Consultoria e Gestão.
1.4. Endereço da Instituição de Ensino Superior
Rua Capitão Luiz Gonzaga, nº 5, Nova Parnamirim – Parnamirim-RN
1.5. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ
nº 14.607.696/0001-23
2. Identificação dos Responsáveis
2.1 Reitor/Diretor:
VALDIR RODRIGUES DA SILVA
2.2 Endereço:
Rua Capitão Luiz Gonzaga, nº 5, Nova Parnamirim – Parnamirim-RN
2.3 CPF:
CPF nº 403.507.704-68
2.4 RG:
RG nº 553.430-SSP/RN
3. Identificação do Curso
3.1 Curso
Pós-Graduação em Nível de Especialização (Lato Sensu)
MBA EM CONTABILIDADE, CONSULTORIA E GESTÃO
3.2 Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Grande Área: Administração
Subárea: Gestão de Negócios
3.3 Unidade Responsável
Faculdade metropolitana de ciências e Tecnologia – FAMEC
3.4 Coordenador do curso
Juandir Oliveira da Nóbrega
3.5 Titulação do Coordenador
Mestre em Administração
3.6 Período de Realização
Início:08/11/2018
Término: 31/03/2020
3.7 Carga Horária
408 (Quatrocentos e oito horas-aula).
3.8 Tipo
Especialização Mestrado
MBA Doutorado
3.9 Modalidade do Curso:
Modular
Regular Tempo Integral
Tempo Parcial
3.10 Número de Vagas
45 (Quarenta e cinco) vagas para cada turma.
3.11 Horário das Aula:
Sexta: 18h às 22h
Sábado: 8h às 17h ( com intervalo de 1 (uma) hora para almoço.
3.12 Público Alvo
Destinado, preferencialmente, a contadores e técnicos em contabilidade (estes últimos, desde que possuam curso superior). Além dos profissionais da Contabilidade, o curso também pode atender às demandas de capacitação de outros profissionais da área de negócios (Administradores, Economistas e Advogados), além de interessados pelos temas abordados nos componentes curriculares oferecidos na matriz
3.13 Objetivo Geral
Capacitar e qualificar os profissionais da contabilidade (e demais egressos dos cursos da área das ciências sociais aplicadas) para atuarem como consultores junto aos seus clientes. O curso visa permitir aos alunos oportunidade de participarem de atividades vivenciais práticas de consultoria, por meio de simulações, trabalhos, jogos, dinâmicas e estudos de casos, de forma a terem condições reais para criarem diferenciais competitivos em sua atividade profissional.
3.14 Objetivos Específicos
- Proporcionar aos participantes o acesso a competências que permitam desenvolver suas conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à gestão de projetos e implementação de sistemas de informações gerenciais;
- Disponibilizar aos participantes, tecnologias, instrumentos, técnicas e ferramentas voltados à melhoria do fluxo de informações e ao aumento da produtividade e da qualidade em seus serviços;
- Oferecer ao mercado consumidor profissionais mais qualificados e que tenham as competências requeridas para atuar de forma diferenciada na prestação de serviços de consultoria e assessoria;
- Propiciar aos participantes um número considerável de atividades práticas e efetivas de no âmbito da consultoria empresarial.
3.15 Justificativa
O MBA em CONTABILIDADE, CONSULTORIA E GESTÃO tem, como premissa básica, especializar os profissionais na geração e na interpretação de informações contábeis e gerenciais, imprescindíveis à administração de suas organizações e de seus clientes, o que significa uma mudança de paradigma e um avanço na qualidade de seus serviços.
A proposta está inserida no PROGRAMA GESTÃO & CONTABILIDADE, que por sua vez, integra o projeto de Educação Profissional Continuada da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), sendo apoiado institucionalmente pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e Academias estaduais de Ciências Contábeis.
O curso busca qualificar profissionais da Contabilidade (das ciências sociais aplicadas) para atenderem às demandas de empresários de pequenas e médias empresas, levando em conta os diversos aspectos que envolvem a gestão empresarial.
Os alunos terão a oportunidade de complementar seus estudos e atualizar seus conhecimentos, participando de um MBA atual que está atualizado e alinhado às necessidades do mercado e aos anseios da sociedade.
Além de possibilitar a melhoria da informação por meio da implementação de tecnologia da informação nas organizações, o curso estimulará a formulação de estratégias para as empresas, agregando valor ou mesmo transformando a maneira tradicional de prestar os serviços e informações contábeis e gerenciais.
A preparação de Consultores com formação básica na área de Contabilidade e Gestão é uma urgência deste século. Com a mudança do perfil profissional, em que o mercado requer uma formação sistêmica voltada para a formação de Gestores da Informação, o curso visa desencadear uma renovação do conhecimento, fator imprescindível ao exercício do novo papel do profissional da Contabilidade (das ciências sociais aplicadas) no ambiente de negócios.
Espera-se que, ao concluir o curso, os profissionais estejam qualificados e capacitados a atuarem como consultores empresariais.
4. Estrutura e Funcionamento do Curso
4.1 Quadro de Professores/Matriz Curricular
MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DE GESTÃO | ||||||
Professor | Titulação | No. | Componente curricular | CR | C/H | Obs. |
1 | Formação de Consultores Empresariais | 2 | 24 | 09 e 10/11 – 30/11 e 01/12/18 | ||
2 | Ética e Responsabilidade Socioambiental | 1 | 12 | 14 e 15/12/18 | ||
3 | Gestão Estratégica de Pessoas | 2 | 24 | 28 e 29/12 – 11 e 12/01/19 | ||
4 | Gestão de Marketing e Comunicação Corporativa | 2 | 24 | 25 e 26/01 – 08 09/02/19 | ||
5 | Contabilidade de Gestão | 2 | 24 | 22 e 23/02 – 15 e 16/03/19 | ||
Total | 9 | 108 | ||||
|
||||||
MÓDULO 2 – GESTÃO EMPRESARIAL | ||||||
Professor | Titulação | No. | Componente curricular | CR | C/H | Obs. |
6 | Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios | 1 | 12 | 29 e 30/03/19 | ||
7 | Planejamento Tributário | 2 | 24 | 12 e 13/04 – 25 e 26/04/19 | ||
8 | Gestão da Informação e SPED | 1 | 12 | 17 e 18/05/19 | ||
9 | Gestão Empresarial Estratégica | 2 | 24 | 31/05 e 01/06 – 14 e 15/06/19 | ||
10 | Gestão Financeira | 2 | 24 | 09 e 10/08 – 23 e 24/08/19 | ||
11 | Metodologia da Pesquisa | 1 | 12 | 13 e 14/09/19 | ||
12 | Contabilidade Aplicada às Pequenas e Médias Empresas | 3 | 36 | 27 e 28/09 – 18 e 19/10 –
08 e 09/11/19 |
||
Total | 12 | 144 | ||||
|
||||||
MÓDULO 3 – CONSULTORIA EMPRESARIAL | ||||||
Professor | Titulação | No. | Componente curricular | CR | C/H | Obs. |
13 | Desafio Empresarial | 2 | 24 | 22 e 23/11 – 06 e 07/12/2019 | ||
14 | Empreendedorismo e Plano de Negócio | 2 | 24 | 20 e 21/12 – 03 e 04/01/20 | ||
15 | Análise e Diagnóstico Empresarial | 2 | 24 | 17 e 18/01 – 31/01 e 01/02/20 | ||
16 | Metodologia do Ensino Superior | 2 | 24 | 14 e 15/02 – 06 e 07/03/20 | ||
17 | Laboratório de Consultoria | 2 | 24 | 20 e 21/03 – 03 e 04/04/20 | ||
18 | Investigação Empresarial | 1 | 12 | 17 e 18/04/20 | ||
Total | 11 | 132 | ||||
19 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 2 | 24│ 24/04 a 22/06/20 | |||
Total Geral | 34 | 408 |
Observações
Ao cursar cada componente curricular o aluno participante receberá um certificado de conclusão de curso de extensão de curta duração, correspondente aquele componente. Ao concluir cada módulo, o aluno participante receberá um certificado de conclusão de curso de extensão de longa duração, correspondente àquele módulo.
4.2 Processo Seletivo
- Inscrição dos Candidatos
Período:
- Seleção dos Candidatos
Período:
- Matrícula:
Período:
Requisitos:
- Formulário de matrícula;
- Cópia do diploma do curso de graduação;
- Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
- Curriculum Vitae;
- 2 (duas) fotos 3×4;
- Cópia do RG e do CPF;
- Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais;
- Comprovante do pagamento de taxa de matrícula;
- Outros____________________________________________
Obs.: No ato da matrícula o (a) aluno (a) apresentará o comprovante de pagamento da taxa de matricula que corresponderá a primeira mensalidade.
4.3 Aula Magna
4.4 Critérios de Avaliação
( ) Provas
( ) Seminários
( ) Trabalhos Finais de Disciplinas
( ) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
4.5 Cronograma
No. |
Disciplinas/módulos | Nº de
Horas |
Datas | Professor | Titulação | IES a qual está
Vinculado |
É do quadro permanente da IES? | |
Sim | Não | |||||||
Aula Magna | 2 | A definir | ||||||
1 | Formação de Consultores Empresariais | 24 | ||||||
2 | Metodologia da Pesquisa
|
12 | ||||||
3 | Gestão Estratégica de Pessoas | 24 | ||||||
4 | Gestão de Marketing & Comunicação Corporativa | 24 | JOSE HENRIQUE D. CARNEIRO | MESTRE | X | |||
5 | Contabilidade de Gestão
|
24 | JOSÉ ELIAS FERES DE ALMEIDA | DOUTOR | X | |||
6 | Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios | 12 | ||||||
7 | Planejamento Tributário
|
24 | ||||||
8 | Gestão da Informação & SPED | 12 | ||||||
9 | Gestão Empresarial Estratégica | 24 | ||||||
10 | Gestão Financeira
|
24 | ||||||
11 | Ética & Responsabilidade Socioambiental | 12 | MARISA LUCIANA S. DE MORAIS | MESTRE | X | |||
12 | Contabilidade Aplicada às Pequenas e Médias Empresas | 36 | ||||||
13 | Desafio Empresarial
|
24 | ANTONIO CARLOS RIBEIRO | DOUTOR | X | |||
14 | Empreendedorismo & Plano de Negócio | 24 | ||||||
15 | Análise & Diagnóstico de Empresas | 24 | NÉLIO A D ELIAS | MESTRE | X | |||
16 | Laboratório de Consultoria
|
24 | ||||||
17 | Investigação Empresarial
|
12 | ||||||
18 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 24 | ||||||
19 | Metodologia do Ensino Superior (Opcional) | 24 | ||||||
20 | Intercâmbio Acadêmico Internacional (Opcional) | 48 | ||||||
TOTAL |
Obs.: O curso poderá contar com o equivalente a 30% dos professores indicados pela FBC.
4.5.1 Professores procedentes de outras localidades
Professor | Localidade | Titulação | Horas | Honorários
(A) |
Aéreo / Terrestre
(B) |
Hosped.
(C) |
Aliment.
(D) |
Total E
B+C+D |
Total F
A+E |
JOSE H D. CARNEIRO (4) | Florianópolis SC | Mestre | 24 | 3.600,00 | 1.200,00 | 600,00 | 480,00 | 2.280,00 | 5.880,00 |
JOSÉ ELIAS F. DE ALMEIDA (5) | Vitoria ES | Doutor | 24 | 4.320,00 | 1.200,00 | 600,00 | 480,00 | 2.280,00 | 6.600,00 |
MARISA L S MORAES (11) | Florianópolis | Mestre | 12 | 1.800,00 | 1.200,00 | 300,00 | 240,00 | 1.740,00 | 3.540,00 |
NELIO A D ELIAS (15) | Belém PA | Mestre | 24 | 3.600,00 | 1.200,00 | 600,00 | 480,00 | 2.280,00 | 5.880,00 |
ANTONIO CARLOS RIBEIRO (13) | Salvador BA | Doutor | 24 | 4.320,00 | 1.200,00 | 600,00 | 480,00 | 2.280,00 | 6.600,00 |
METODOLOGIA DA PESQUISA (2) | |||||||||
METODOLOGIA DO ENSINO SUPER. (19) | |||||||||
INTERCÂMBIO ACAD. INTERNACIONAL (20) | |||||||||
TCC (18) | |||||||||
FORMAÇÃO CONSULT EMPRESARIAS (1) | |||||||||
GESTÃO ESTRAT. DE PESSOAS (3) | |||||||||
MÉTODOS QUANT. APLIC. NEGÓCIOS (2) | |||||||||
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (7) | |||||||||
GESTÃO DA INFORM. E SPED (8) | |||||||||
GESTÃO EMPRES. ESTRATÉGICA (9) | |||||||||
GESTÃO FINANCEIRA (10) | |||||||||
CONTABILIDADE APLICADA PME (12) | |||||||||
EMPREENDEDORISMO PLANO NEGÓCIO (14) | |||||||||
LABORATÓRIO DE CONSULTORIA (16) | |||||||||
INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL (17) | |||||||||
AULA MAGNA | xxxxxxxx | MESTRE/DOUTOR | 2 | – | 1.200,00 | 300,00 | 240,00 | 1.740,00 | 1.740,00 |
TOTAL | 17.640,00 | 7.200,00 | 3.000,00 | 2.400,00 | 23.180,00 | 30.240,00 |
Obs: Em caso de necessidade os professores e a Coordenação poderão ser substituídos por docente com qualificação igual ou superior
4.6 Ementas e Referências Bibliográficas das Disciplinas
Disciplina 01: FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS (FCE) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Conceitos consultoria/consultor, modalidades de consultoria, Perfil do consultor (competências e habilidades), Fases da consultoria, Requisitos, de cada fase, As metas do consultor, Os papéis do consultor, Passos para a consultoria eficaz, Resistência, Considerações sobre o diagnóstico, Dinâmica do relacionamento consultor/cliente, iniciativa e criatividade, Fases do processo criativo, Delegação de poderes, Instrumentos técnicos do processo de consultoria, recomendações para o sucesso profissional do consultor, Ética em consultoria.
Referências:
BERTI, Anélio. Consultoria e Diagnóstico empresarial: teoria e prática. 2ª ed. revista e atualizada. Ed. Juruá, 2012.
BLOCK, Peter. Consultoria Infalível. Um Guia Prático inspirador e estratégico. São Paulo: M. Books, 2012.
COELHO, João. Diário de um Consultor. A Consultoria sem segredos. São Paulo: Atlas, 2013
CROCCO, Luciano. Consultoria empresarial. 2ª ed. Revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2010.
DE LIMA, Siderley. Consultoria em segurança empresarial. São Paulo: Gregory, 2015.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2015.
SITA, Maurício. Consultoria empresarial. São Paulo: Ser mais, 2013.
Disciplina 02: METODOLOGIA DA PESQUISA (MEP) – 12 H/A
Professor:
Ementa: Informação e discussão sobre teorias do conhecimento humano e sua diversidade de formas. Da teoria do conhecimento e Epistemologia. Metodologias como formas de fazer ciência. Modelos, fases e elementos de um projeto de pesquisa como um plano de atividades científicas. Formas de comunicação científica.
Referências:
LAVILLE, Christian ET DIONN, Jean. A Construção do Saber. Porto Alegre: Artmed Editora,1999
ANDRADE, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-Graduação.3 ed. São Paulo: Atlas, 1999
SALOMON, Déllcio Vieira. Como Fazer uma Monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000
SILVA, Antônio Carlos Ribeiro de. Metodologia da Pesquisa aplicada à Contabilidade. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2010
Disciplina 03: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (GEP) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Administração, Gestão de RH, Recrutamento & Seleção, O Cargo e o Candidato, Conhecimentos/Habilidades/Atitudes, Instrumentos para análise de indivíduos, fluxograma de entrevista de seleção, Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas, Estratégias, Diagnóstico e Análise do Desempenho da Organização, Formação e Gestão de Equipes, Liderança, Capital Intelectual e Gestão do conhecimento, Coaching, Clima e Cultura Organizacional, Motivação/Desmotivação, Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Referências:
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações. Sua relação com governança, cultura e liderança. São Paulo: Atlas, 2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª Ed. Manole, 2014.
DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.
FERNANDES, Bruno Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competências. São Paulo: Campus, 2013.
BOOG, Gustavo G. Manual de gestão de pessoas e de equipes. Editora Gente, 2002.
CRUZ, Lucineide; PONTELO, Juliana. Gestão de pessoas – Manual de rotinas trabalhistas. 5ª Ed. São Paulo: Senac, 2012.
HALL, L. Michael. Coaching de grupo e equipe: meta-coaching. São Paulo: Qulitymark, 2014.
WUNDERLICH, Marcos; SITA, Maurício. Coaching & Mentoring: Foco na Excelência. São Paulo: Ser Mais, 2013.
Disciplina 04: GESTÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (GMCC) – 24 H/A
Professor:
Ementa: A gestão de serviços; Pacote de valor para e a hierarquia de valor para o cliente, Critérios de avaliação da qualidade em serviços; Conceitos de Marketing; Tarefas; Escopo; ferramentas; o composto mercadológico; orientações do Marketing; Construção da marca; Marketing em serviços; Marketing de relacionamento com o cliente. Conceitos e aspectos referentes aos processos de comunicação humana aplicada às instituições públicas e privadas; sua aplicabilidade no contexto das relações interpessoais
Referências:
COBRA, Marcos. Administração de Marketing No Brasil – 4ª Ed. 2015. São Paulo: Elsevier – Campus, 2015.
CHURCHILL Jr, GILBERT; Peter, J. Paul. Marketing – Criando valor para os clientes. 3ª Ed. Saraiva: São Paulo-SP. 2013.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing.14a ed. São Paulo: Pearson Education – Br, 2012.
LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2012.
SCOTT, David Meerman. Marketing e Comunicação na Era Digital – Fale Diretamente Com o Cliente. Ed. Évora. 2015.
Disciplina 05: CONTABILIDADE DE GESTÃO (COG) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Demonstrativos contábeis. Depreciação. Arrendamento mercantil. Ativos Intangíveis e Imobilizados.
Referências:
ATRILL, Peter; McLANEY, Eddie. Contabilidade Gerencial para tomada de decisão. São Paulo: Saraiva, 2013.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2012. ____. Análise das Demonstrações Contábeis. 7ª. Ed. São Paulo: atlas, 2012.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial. Um enfoque em Sistema de Informação Contábil. 7ª. Edição. São Paulo: atlas, 2010.
SANTOS, Ariovaldo dos et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010.
VICECONTI, Paulo; NEVES, Silvério das. Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações Financeiras. São Paulo: Saraiva, 2013.
Disciplina 06: MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS AOS NEGÓCIOS (MQAN) – 12 H/A
Professor:
Ementa: Ênfase nos métodos e conceitos inferenciais da estatística e sua aplicação aos sistemas de negócios e na solução de problemas. Voltado à utilização de ferramentas estatísticas aplicadas aos processos e sistemas de informação para tomada de decisões.
Referências:
CORREA, Sônia Maria Barros Barbosa. Probabilidade e Estatística. 2ª. Ed. Minas: PUC Minas, 2003
MARTINS, Gilberto de Andrade & DOMINGUES, Osmar. Estatística Geral e Aplicada. 4ª. Ed. São Paulo: atlas, 2011.
MEDEIROS, Valéria Zumi (Coord). Métodos Quantitativos com excell. São Paulo: thamson, 2013.
MORETTIN, p.a. & BUSSAB, W.O. Estatística Básica. 6aed. São Paulo: Saraiva, 2010
SANTOS, Anderson et al. Estatística aplicada à Administração e Economia. 2ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007
Disciplina 07: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (PTR) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Carga tributária no Brasil e competitividade; Conceito e abrangência do planejamento tributário; Aspectos econômicos relacionados à adoção do planejamento tributário na empresa; Atuação da Receita frente ao planejamento tributário; Norma geral anti-elisiva; Simulação e fraude; Abuso de forma; Planejamento tributário para pessoa física.
Referências:
BORGES, Humberto Bonavides. Curso de Especialização de Analistas Tributários, 2º edição. São Paulo: Atlas, 2003.
BRASIL. Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966). Disponível em: <www.planalto.gov.br>.(obrigatório)
CARDOSO, Lais Vieira. Substituição Tributária no ICMS. São Paulo: Ed. Quartier Latin, 2004.
CHAVES, Francisco Coutinho. Planejamento Tributário na Prática. Gestão Tributária aplicada. 3ª.ed. São Paulo: atlas, 2014.
FABRETTI, Láudio Camargo. Direito Tributário Aplicado – Imposto e Contribuições das Empresas. São Paulo: Atlas, 2006.
Disciplina 08: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SPED (GEIS) – 12 H/A
Professor:
Ementa: Conceito básico de sistemas. Sistemas de Informações Gerenciais. Ambiente Windows. Uso de softwares estatísticos para operações contábeis. Ambientes de redes (internet, intranet, etc). Projetos de Sistemas de Informações Contábeis. Sistemas de Escrituração Digital (SPED): obrigatoriedade, informação contida nos arquivos; controle; geração, envio e cruzamento das informações.
Referências:
AKABANE, Getúlio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo: Atlas, 2012.
AZEVEDO, Oscar Reis; MARIANO, Paulo Antonio. SPED. 7ª.ed. São Paulo: IOB, 2015
FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantandoa governança de Ti – da estratégia à gestão dos processos e serviços. 4ª ed. São Paulo: Brasport, 2014.
NARDON FILHO, Arthur. Da escrituração manual ao SPED. CRCRS, 2010.
SILVA FILHO, Candido Ferreira da. Tecnologia da informação e gestão do conhecimento. São Paulo: Aliança, 2013.
SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. São Paulo: Editora Interciência, 2014.
STAREC, Cláudio. Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2012.
Disciplina 09: GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA (GEE) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Padrões de qualidade em produção e serviços. A qualidade na gestão de pequenos negócios. A implantação e a previsão e simulações na gestão de negócios. Elaboração e administração de cenários. Estruturação de novos negócios. Administração, Administração Estratégica, Planejamento Estratégico, Competitividade.
Outros conceitos e modelos de gestão contemporâneos: Custeio baseado em atividade; Matriz de produto/mercado de Ansoff; Balanced Scorecard; Matriz BCG; Benchmarking; Competências Essenciais; Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Covey; Ciclo de Deming; Just-in-time; Kaizen.
Referências:
ALMEIDA, Martinho Isnard R. de. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 31.ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.
HAVE, Steven T.; HAVE, Wouter T.; STEVENS, Frans; VAN DER ESLT, Marcel. Modelos de gestão – o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2003.
KARDEC, Alan. Gestão estratégica e avaliação empresarial. 2ª ed. São Paulo: Qualitymark, 2012.
Disciplina 10: GESTÃO FINANCEIRA (GEF) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Conceitos de lucro, caixa e capital de giro. Determinação do capital de giro. Capital de giro próprio. Ciclo operacional ou econômico. Ciclo Financeiro ou de caixa. Administração do capital de giro: caixa, contas a receber e estoques. Políticas de financiamento. Fluxo de caixa: métodos de Elaboração. Custos e Formação de Preços.
Referências:
ANDREOLA, Nadir. Ferramentas de Gestão Financeira para pequenas e médias empresas. Curitiba, juruá, 2013.
BERTI, Anélio. Gestão Financeira Fácil. Curitiba: juruá, 2013.
GITMAN, Laurence Jeffrey. Princípios da Administração Financeira. São Paulo. Editora Harbra:1997.
HOJI, Massakazu. Administração Financeira na Prática. São Paulo: atlas, 2014.
HORNGREN, Charles T. Contabilidade de Custos. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC 2000
SILVA, Jacinto Vidigal da. Princípios de Gestão Financeira. São Paulo: Rei, 2014
Disciplina 11: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ERS) – 12 H/A
Professor:
Ementa: Contextualização da ética no cenário atual; Conceitos; Ética e Profissão; Conceito Profissional; Código de Ética; Negligência, Imprudência e Imperícia; Cliente, Concorrente e Sociedade; A Ética e a Responsabilidade Socioambiental; Ajuda, Filantropia e Assistencialismo; Empreendedorismo Social; Projetos, Programas e Ações Socioambientais; Marketing Socioambiental; Sustentabilidade; Balanço Socioambiental;
Referências:
ARRIGONI, Fernando José. Disclosure das aplicações sociais da sociedade cooperativa e sua contribuição à elaboração do Balanço Social. FEA. Dissertação de mestrado. São Paulo: 2000.
ASLEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade nos negócios.2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BORGER, Fernanda G. Responsabilidade Social: Efeitos da atuação na dinâmica empresarial. Tese de doutorado, FEA, USP. São Paulo: 2001.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Gestão da comunicação: terceiro setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
FREIRE, Fátima de. Uma descrição sucinta do Balanço Social francês, português, belga e brasileiro. In SILVA. César Augusto Tiburcio, FREIRE, Fátima de Souza. (Organizadores). Balanço Social: Teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001. p 126-127
PACHIROLLI, Osmar. Ética e Responsabilidade Social Empresarial. Curitiba: Juruá 2007.
PASSOS, Elizete. Ética nas Organizações. São Paulo: atlas, 2011.
REIS, Carlos Nelson dos; MEDEIROS, Luiz Edgar de. Responsabilidade social das empresas e balanço social: meios propulsores do desenvolvimento econômico e social. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Disciplina 12: CONTABILIDADE APLICADA ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (CAPME) – 36 H/A
Professor:
Ementa: Conceito de Pequenas e Médias Empresas. Características qualitativas das informações contábeis. Demonstrações Contábeis. Estoques. Propriedade para Investimentos. Ativo Imobilizado e Ativos Intangíveis. Arrendamento Mercantil (Leasing). Passivo; e Patrimônio Líquido. Receitas.
Referências:
BRAGA, Hugo Rocha; ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Mudanças Contábeis na Lei Societária. São Paulo: atlas, 2008.
MCMANUS, Kieran John. IFRS – Implementação das Normas Internacionais de Contabilidade e da Lei 11638/07 no Brasil. 2ª edição. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
MOURAD, Nabil Ahmad; PARASKEVOPOULOS, Alexandre. IFRS – Introdução às Normas Internacionais de Contabilidade. São Paulo: Atlas,2010
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da; MARION, José Carlos. Manual de Contabilidade para pequenas e médias empresas. São Paulo: atlas, 2013
Disciplina 13: DESAFIO EMPRESARIAL /JOGOS DE EMPRESAS (DEMP) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Os jogos empresariais através dos tempos. Aprendizagem dos jogos. Aplicação dos jogos empresariais através da simulação do ambiente competitivo organizacional. Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através de dinâmicas em grupos.
Referências:
BERTI, Anélio. Manual Prático de Consultoria – Diagnóstico e Análise Empresarial. Curitiba: Juruá,2009
CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial. 2a. edição.São Paulo: saraiva, 2010.
GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresas e Técnicas Vivenciais. 2ª. Ed. São Paulo: Pearson, 2013
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial. 11a. edição. São Paulo: atlas, 2012
ROSA, José Antonio; OLINQUEVITCH, José Leônidas. De Contador a Consultor. São Paulo: IOB, 2005.
SOUZA, Luiz Carlos de. Controladoria aplicada aos Pequenos Negócios. Curitiba: Juruá, 2008
TAVARES, Jean Max. Teoria dos Jogos aplicada à estratégia empresarial. São Paulo, LTC, 2012.
VICENTE, Paulo. Jogos de Empresas. São Paulo: Makon Book, 2010.
Disciplina 14: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO (EPN) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Administração no século XXI; Habilidades do administrador; Empreendedorismo, Perfil do empreendedor, Micro e pequenas empresas, Plano de negócio, Etapas do PE, Plano Estratégico, Plano de RH, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano financeiro.
Referências:
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Campus, 2001.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Empreendedorismo e Estratégia. Campus, 2002.
LODISH, Leonard. Empreendedorismo e Marketing. Campus, 2002.
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Empreendedorismo e Gestão. Atlas, 2002.
IDALBERTO, Chiavenato. Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2008.
FERREIRA, Manuel Portugal et al. Ser Empreendedor. Portugal: Editora Sílaba, 2010.
Disciplina 15: ANÁLISE E DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL (ADE) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Técnicas e Instrumentos de diagnose empresarial. Analisar e diagnosticar problemas. Organização e Plano de recomendações BSC.
Referências:
BERTI, Anélio. Manual Prático de Consultoria – Diagnóstico e Análise Empresarial. Curitiba: Juruá,2009
CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial. 2a. edição.São Paulo: saraiva, 2010.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Avaliação de Empresas e Negócios. São Paulo: Atlas, 2004.
SEBRAE. Diagnóstico empresarial e trabalho de campo. Brasília – DF : SEBRAE, 2008.
VASCONCELLOS FILHO, Paulo de; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para vencer! Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WHITTINGTON, Richard. O que é estratégia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
Disciplina 16: LABORATÓRIO DE CONSULTORIA (LAC) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Relação interpessoal entre consultor e cliente. Natureza humana, ética e o ser humano. Postura no exercício de consultoria. Legitimidade da atuação do consultor. Avaliação da demanda, processo de venda e a realização da proposta de trabalho.
Referências:
BERTI, Anélio. Manual Prático de Consultoria – Diagnóstico e Análise Empresarial. Curitiba: Juruá,2009
BLOCK, Peter. Consultoria – o desafio da liberdade. 2a edição. São Paulo: Makron Books, 2001.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial. 11a. edição. São Paulo: atlas, 2012
ROSA, José Antônio; OLINQUEVITCH, José Leônidas. De Contador a Consultor. São Paulo: IOB, 2005.
SOUZA, Luiz Carlos de. Controladoria aplicada aos Pequenos Negócios. Curitiba: Juruá, 2008.
Disciplina 17: INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL (IEMP) – 12 H/A
Professor:
Ementa: Construção dos projetos de investigação. Estado da arte em pesquisa empresarial. A importância da pesquisa para o consultor. Organização das atividades de investigação. Elaboração técnica de um relatório científico.
Referências:
BASTOS, L. R. PAIXÃO, L., Fernandes, L. M. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de Janeiro Guanabara, 1982.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EPU, 1979.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas 1983. SILVA, Antônio Carlos Ribeiro de. Metodologia da pesquisa Aplicada à contabilidade. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Disciplina 18: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – 24 H/A
Professor:
Ementa: Após a conclusão e aprovação em todas as disciplinas obrigatórias, os participantes irão realizar um diagnóstico em uma empresa, identificando uma situação problema de forma a propor soluções e alternativas ao problema diagnosticado. Essa metodologia tem como finalidade solidificar o aprendizado dos alunos, os quais posteriormente, irão apresentar a conclusão dos seus trabalhos em um seminário a ser organizado pela coordenação, orientadores e alunos.
Referências:
BORN, ROGER. Estudo de Casos – Aprendendo com a Prática. 2008. Sulina
ELLET, WILLIAM. Manual de Estudo de Caso. 2008. Bookman
GOMES, JOSIR SIMEONE. O Método de Estudo de Caso Aplicado À Gestão de Negócios – Textos e Casos. 2006. Atlas
YIN, ROBERT K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos – 5ª Ed. 2015. Bookman
BASTOS, L. R. PAIXÃO, L., Fernandes, L. M. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de Janeiro Guanabara, 1982.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EPU, 1979.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas 1983. SILVA, Antônio Carlos Ribeiro de. Metodologia da pesquisa Aplicada à contabilidade. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Disciplina 19: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (MES) – ELETIVA – 24 H/A
Professor:
Ementa: O ensino superior, seus objetivos e planejamento. A instrumentalização teórico-prática na formação do educador; O educador e seu posicionamento frente à prática pedagógica; A pesquisa como atitude de ensinar.
Referências:
ANASTASIOU, Léa das Graças (org). Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville: Univille, 2012.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1997.
______. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2008.
D’ÁVILA, Cristina (org). Ser Professor na Contemporaneidade.Curitiba: editora CRV, 2009
FAVA, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Educação por Competências. São Paulo: Paco editorial, 2012
WERNWCK, Hamilton. A nota prende, a sabedoria liberta. Rio de Janeiro: DP&A editora,2000
Endereços Eletrônicos:
Portal da educação : site : www.mec.org.br
Disciplina 20: INTERCAMBIO ACADÊMICO – ELETIVA – 48 H/A
Professor:
Ementa: (A critério da IES)
Referência:
4.7 Metodologia e de Ensino e Sistema de Avaliação das Disciplinas
O curso contempla a utilização de metodologias e técnicas diversificadas que venham incrementar o processo de ensino-aprendizagem, levando-se em conta a experiência dos participantes em relação aos fundamentos teóricos ministrados em cada disciplina.
Considerando a proposta do Curso, caberá a cada professor não só ministrar o conteúdo programático estabelecido para a sua disciplina (o que fazer), como também abordar procurar aplicar metodologias ativas em suas aulas, como estudos de caso, oficinas temáticas e outras técnicas que assegurem “o pensar” e “o fazer” por parte dos alunos (como fazer).
Para as disciplinas de 24 (vinte e quatro) horas/aula, entre o primeiro e o segundo encontro poderá ser solicitado aos alunos que realizem trabalhos práticos, sejam estes individuais ou em grupos. Os trabalhos poderão ser utilizados para fins de avaliação da disciplina. Esses trabalhos deverão ser objetos de discussão em sala de aula. O processo de avaliação do aluno deverá contemplar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) como avaliação individual.
Caberá ao professor resgatar a experiência dos alunos para conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma a garantir a participação ativa da classe e a contextualização dos conhecimentos de cada disciplina à realidade do ambiente de negócios.
4.7.1 Sistema de avaliação e controle de frequência
A avaliação de todas as atividades será implementada para garantir a qualidade do curso, permitindo a potencialização dos resultados positivos com base no Regimento Geral da Pós-Graduação.
Avaliação dos alunos: poderá ser feita por meio de provas escritas, trabalhos práticos, projetos, relatórios de estudos, visitas técnicas, apresentações de seminários sobre temas escolhidos e monografia. Em cada disciplina, os resultados ponderados de cada avaliação constituirão média mínima de 7,0 (sete) final e frequência mínima de 75%, que deverá ser considerada suficiente pelo docente de cada disciplina e pela Coordenação do Curso.
Avaliação dos Docentes: Será realizada pelos alunos e aplicada pela coordenação do curso ao final de cada disciplina ministrada, visando o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino de Pós-Graduação.
Avaliação do Curso/Coordenação/ Administrativo / Instalações Físicas: será realizada por meio de questionários aplicados aos alunos e aos docentes.
Para aprovação o aluno deverá ter no mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina. O Controle será realizado por meio de folha de registro de frequência apresentada aos docentes a cada aula.
4.8 Dados Relativos ao Corpo Docente
- a) Informações gerais:
Nº total de docentes que ministrarão o curso | |
Nº docentes pertencentes ao quadro permanente da IES | |
Nº de docentes externos |
- b) Titulação:
Nº de especialistas | |
Nº de mestres | |
Nº de doutores |
ATENÇÃO: Contar apenas uma vez o docente que ministrar uma ou mais disciplinas.
4.9 Recursos
Adicionar os recursos específicos necessários ao Curso.
- a) Instalações (salas de aula, laboratórios, etc.)
- Salas de aulas ou auditórios ou climatizados, bem iluminados, com poltronas ou cadeiras confortáveis, para até 45 (quarenta e cinco pessoas);
- Estacionamento;
- Espaço para coffee-break ou lanchonete;
- Banheiros (masculino e feminino);
- Secretaria de apoio ao docente e aos alunos;
- Laboratórios para demonstração de ferramentas e sistemas.
- b) Equipamentos
- Quadro negro ou branco (preferência por lousa eletrônica);
- Projetor Multimídia e sistema básico de som.
- c) Biblioteca (acervo bibliográfico)
- Biblioteca com acervo básico de livros e periódicos, indicados no projeto para consulta dos alunos.
- d) Recursos de Informática
- Internet banda larga WIFI com acesso liberado para todos os alunos do curso;
- Laboratório ou cyber-espaço com computadores para acesso dos alunos.
- e) Reprografia (fotocópias)
- Central de fotocópias disponível para uso da secretaria, professores, coordenadores e alunos.
4.10 Aspectos Legais
O curso CONSULTORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS está em conformidade com a Resolução 01/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação.
4.11 Trabalho de Conclusão de Recurso – TCC
O trabalho será de pesquisa individual, devendo ser entregue a Instituição Conveniada, dentro do prazo de 90 (noventa) dias após a conclusão dos créditos, cabendo aos alunos a responsabilidade pelos custos necessários à sua elaboração.
O Trabalho será avaliado conforme normas da Instituição Conveniada, e poderá receber os conceitos “APTO”, “SUJEITO A CORREÇÕES” ou ainda “INAPTO”, conforme descrito a seguir:
- “SUJEITO A CORREÇÕES” – o aluno que obtiver este conceito no trabalho Final terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da ciência, para efetuar as modificações determinadas pelos avaliadores. Esgotado o prazo, e não se processando as modificações, será atribuído o conceito de “INAPTO”.
- “INAPTO” – o aluno que obtiver este conceito no trabalho final não poderá receber o Certificado de Especialista, mesmo tendo cursado todas as disciplinas, devendo assim somente receber o Certificado de Extensão.
- “APTO” – o aluno que obtiver este conceito no trabalho final e ter concluído todas as disciplinas com aprovação, estará aprovado e além de receber o Certificado de Especialista, poderá, a critério do órgão responsável pela Pós-Graduação da Instituição Conveniada, ter seu trabalho recomendado para publicações em revistas especializadas.
O aluno reprovado no Trabalho Final terá o direito de requerer à Instituição Conveniada o certificado de Extensão. O Certificado de Especialista será expedido pela Instituição Conveniada somente após o aluno ter cumprido todas as obrigações contratuais firmadas com a Instituição.
5. Previsão Orçamentária
5.1 Previsão de Despesas
- Clique no arquivo abaixo para acessar o modelo de orçamento básico (Excel):
ORÇAMENTO BÁSICO DO CURSO | |||||||||
(Modelo: 35 alunos e 384 horas/aulas) | |||||||||
ITENS | DISCRIMINAÇÃO | CUSTO TOTAL (R$) | |||||||
Valor Unitário (R$) | Nº de Horas | Hora/aula (R$) | Nº de Alunos | Meses | Dias | Nº Cópias | Nº de Passagens | ||
1. Pessoal | |||||||||
1.1. Professores | |||||||||
1.1.1 Mestres | – | 300 | 150,00 | – | – | – | – | – | 45.000,00 |
1.1.2 Doutores | – | 84 | 180,00 | – | – | – | – | – | 15.120,00 |
1.2. Orientação de Monografia | 0,00 | 140 | 100,00 | – | – | – | – | 14.000,00 | |
1.3. Coordenação IES | 500,00 | – | – | – | 18 | – | – | – | 9.000,00 |
1.4. Assessoramento | 500,00 | – | – | – | 18 | – | – | – | 9.000,00 |
1.5 Total dos Professores, Coordenação e Assessoramento | 92.120,00 | ||||||||
1.6.Total de Encargos Sociais (25%) | 23.030,00 | ||||||||
TOTAL ITEM 1 | 115.150,00 | ||||||||
2. Serviços de Terceiros (especificar)
Ex: Despesas com Processo – inclui passagens e diárias da FBC |
R$ | ||||||||
2.1 Despesas de Apresentação do Projeto | 3.000,00 | ||||||||
2.2.Despesas com Reuniões de Acompanhamento | 3.250,00 | ||||||||
2.3 Total de Serviços de Terceiros | 6.250,00 | ||||||||
TOTAL ITENS 1 + 2 | R$ 121.400,00 | ||||||||
|
|||||||||
3. Taxa de Administração | R$ – | ||||||||
3.1 IES (máximo de 15% – 11,54% sobre o custo total) | 27.013,00 | ||||||||
3.2 FBC (máximo de 15% – 11,54% sobre o custo total) | 27.013,00 | ||||||||
3.3 Total das Taxas de Administração | 54.026,00 | ||||||||
TOTAL ITENS 1 + 2 + 3 | 175.426,00 | ||||||||
4. Serviços de Apoio | |||||||||
4.1. Divulgação | 6.000,00 | – | – | – | – | – | – | – | 6.000,00 |
4.2. Material de Expediente | 3.000,00 | – | – | – | – | – | – | – | 3.000,00 |
4.3. Fotocópias/Reprodução | 0,20 | – | – | 35 | – | – | 700 | – | 4.900,00 |
4.4. Outros | 2.500,00 | – | – | – | – | – | – | – | 2.500,00 |
4.5 Total dos Serviços de Apoio | 16.400,00 | ||||||||
TOTAL ITENS 1 + 2 + 3 + 4 | 191.826,00 | ||||||||
5. Despesas com Deslocamento de Professores (conforme descriminado no projeto) | – | ||||||||
5.1. Passagens | 600,00 | – | – | – | – | – | – | 24 | 14.400,00 |
5.2. Alimentação | 120,00 | – | – | – | 36 | – | – | – | 4.320,00 |
5.3. Hospedagem | 300,00 | – | – | – | 24 | – | – | – | 7.200,00 |
5.4 Total de despesas com deslocamento de professores | 25.920,00 | ||||||||
TOTAL ITENS 1 + 2 + 3 + 4 + 5 | 217.746,00 | ||||||||
|
|||||||||
6. Inadimplência (máximo de 10%) | R$ | ||||||||
6.1 Total de Inadimplentes | 16.372,00 | ||||||||
TOTAL ITENS 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 | R$ 234.118,00 | ||||||||
VALOR TOTAL DO CURSO SEM SUBSÍDIO | R$ 234.118,00 | ||||||||
1 – MENSALIDADE DOS ALUNOS SEM SUBSÍDIO | |||||||||
Quantidade de alunos: | 30 | ||||||||
Valor total do curso: | R$ 7.803,93 | ||||||||
Quantidade de meses: | 18 | ||||||||
Valor da mensalidade: | R$ 433,55 | ||||||||
2 – RECEITAS | |||||||||
Mensalidades: | R$ 234.118,00 | ||||||||
TX de matrícula: (216,50 x 30) | R$ 6.495,00 | ||||||||
Total: | R$ 240.613,00 |
6. Anexos
Anexo I
- Modelo de Curriculum Vitae – Plataforma Lattes
- Observação: O curriculum vitae de cada professor deverá acompanhar o projeto.
Anexo II
- Planilha com a previsão das receitas (mensalidades)
ANEXO I
CURRICULUM VITAE (conforme modelo) ou LATTES
Mês, ano
- DADOS PESSOAIS
Nome: ______________________________________________________________________
Filiação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nascimento: _____/_____/_______, ________________________-_____- Brasil
RG: ________________________________________
CPF: ________________________________________
Nº de Registro no CRC: _________________________
Endereço profissional:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Telefone Fixo: (___) _______-_________
Celular: (___) _______-_________
E-mail: ________________________________
Endereço residencial:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Telefone Fixo: (___) _______-_________
Celular: (___) _______-_________
E-mail: ________________________________
- FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- ATUAÇÃO PROFISSIONAL
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- ÁREAS DE ATUAÇÃO
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- IDIOMAS
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- PRÊMIOS E TÍTULOS
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA/CULTURAL
8.1 PRODUÇÃO TÉCNICA
8.1.1 Trabalhos técnicos
8.2 ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS
8.2.1 Aperfeiçoamento/Especialização
8.2.2 Graduação
8.3 DEMAIS TRABALHOS
- DADOS COMPLEMENTARES
9.1 PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.1.1 Dissertações e Teses
9.1.2 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
9.2 PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE COMISSÕES JULGADORAS
9.2.1 Avaliação de cursos
9.3 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
- INDICADORES DE PRODUÇÃO
Produção técnica | |
Trabalhos técnicos | |
Orientações concluídas | |
Aperfeiçoamento/Especialização | |
Graduação | |
Demais trabalhos | |
Dados complementares | |
Participação em bancas examinadoras | |
Participação em bancas de comissões julgadoras | |
Participação em eventos | |
Trabalhos técnicos |
ANEXO II
Nome da IES:
Nome do Curso:
Nome do aluno | Nº CRC ou de outro Conselho Regional | Valor da mensalidade sem subsídio | Valor da mensalidade com subsídio | Valor pago |
1. | ||||
2. | ||||
3. | ||||
4. | ||||
5. | ||||
6. | ||||
7. | ||||
8. | ||||
9. | ||||
10. | ||||
11. | ||||
12. | ||||
13. | ||||
14. | ||||
15. |
Observações: a planilha deverá ser obrigatoriamente preenchida e anexada para prestação de contas e repasse financeiro.
E por estarem justos e acordados, assinam o presente Projeto de Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização – Lato Sensu – MBA EM CONTABILIDADE, CONSULTORIA E GESTÃO.
Brasília, ___ de ___________________________ de 2017
____________________________________
IES |
____________________________________
Fundação Brasileira de Contabilidade |